O que é Porta-Voz?
Porta-voz é a pessoa designada para falar em nome da empresa que será responsável por passar o posicionamento institucional da mesma à imprensa

Porta-voz é a pessoa designada para falar em nome da empresa, que será responsável por passar o posicionamento institucional da mesma à imprensa. É o representante que será procurado e indicado pela assessoria de imprensa para conceder entrevistas aos veículos de comunicação.
Normalmente, a empresa pode indicar um ou mais representantes para a função. É desejável que se indique pelo menos duas pessoas para o posto para que a imprensa possa ser atendida mesmo no caso da ausência de um deles.
Geralmente é um alto-executivo da empresa, que domina os assuntos relativos à sua atuação e que, portanto, tem subsídios para falar sobre ela de forma corporativa e detalhar seus produtos e serviços.
É importante que o porta-voz não atenda jornalistas diretamente e que utilize sempre a assessoria de imprensa para intermediar e conduzir esses contatos.
Media Training
O treinamento de executivos para saber se comportar perante a mídia é essencial, pois um deslize com a imprensa pode afetar a imagem da empresa. Para isso, existe um curso específico chamado Media Training.
Trata-se de um treinamento especializado e customizado que servirá como base para o trabalho de desenvolvimento das competências de um porta-voz na tarefa de se relacionar com a imprensa.
Geralmente são abordados temas como relacionamento com a imprensa, postura do porta-voz, a rotina da redação e do profissional de imprensa e a formação do discurso.
Por meio de exercícios práticos, o curso oferece condições para o porta-voz melhorar o desempenho no relacionamento com a mídia, explicando, por exemplo, como organizar o discurso para não criar possibilidades de dupla interpretação.
O porta-voz também passará a entender como oferecer uma resposta de qualidade, com conteúdo enxuto e objetivo, claro e com vocabulário de fácil compreensão.
Os cursos de Media Training costumam ter duração de um dia (cerca de 8h) e custam de R$ 10 mil a R$ 30 mil, dependendo da instituição contratada e do número de participantes.
Dicas para o porta-voz
- Mantenha-se informado sobre as questões relativas ao seu negócio e atualidades. A leitura diária do clipping pode ser muito útil;
- Avise sempre a assessoria de imprensa quando um jornalista entrar em contato diretamente, solicitando informações e/ou entrevistas;
- Procure ser pontual e trate o jornalista com cordialidade;
- Fale com clareza e objetividade, para evitar interpretações equivocadas;
- Evite expressões técnicas, siglas ou abreviações não comuns;
- Prepare-se para a entrevista. Não é preciso ir com discurso pronto, mas é recomendável que se informe antecipadamente sobre o tema a ser tratado, que converse com a assessoria de imprensa e que tenha em mãos notas, dados ou roteiro para auxiliar na condução de respostas;
- Caso não disponha de todas as informações solicitadas no momento da entrevista, informe ao jornalista que irá encaminhá-las na sequência;
- Nas entrevistas para rádio e TV, procure formular frases curtas para facilitar a edição.
O porta-voz deverá evitar?
- Comentar declarações de terceiros;
- Abrir espaço para especulações, deixando perguntas sem respostas;
- Interromper as entrevistas, mesmo que por telefone;
- Cancelar uma entrevista agendada. Caso surja um imprevisto, avise e proponha outra data com antecedência por meio da assessoria de imprensa;
- Pedir para ler a matéria ou escolher a foto antes de sua publicação;
- Telefonar para o jornalista cobrando a publicação da entrevista concedida;
- Falar em “off”, ou seja, passar mais informações que o necessário e pedir para que não sejam abordadas na matéria;
- Exibir documentos importantes ou comentar assuntos confidenciais em lugares públicos.
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